sábado, 19 de março de 2016

No ar rarefeito


O livro conta a história da expedição em que Jon Krakauer participou em 1996 ao monte Everest para uma matéria em um jornal sobre a comercialização da escalada ao Everest.  
Em 10 de março de 1996, atingiu com muito custo os 8848 metros de altitude. 
Enquanto descia ao acampamento, nove alpinistas morreram, e até o final daquele mês outros três não resistiram à empreitada. 
É um livro rico em detalhes, um depoimento tocante sobre o sentido da vida e o poder dos sonhos.
Fica a excelente dica de leitura. 
Marcelle Marinho

Uma praça em Antuérpia



Li recentemente este livro. 
O romance, ambientado nos dias de hoje e durante a Segunda Guerra Mundial, conta a saga de duas irmãs portuguesas, Olívia e Clarice. Olívia se casa com um português e acaba vindo para o Brasil. Clarice casa-se com um judeu alemão e vai morar em Antuérpia, na Bélgica. Ambas vivem felizes, com maridos e filhos, até que a guerra começa e a Bélgica é invadida. Para escapar do nazismo, a família de Clarice conta com a ajuda do cônsul português Aristides Sousa Mendes, diplomata que salvou milhares de vidas de judeus e não judeus emitindo vistos de trânsito para Portugal, em 1940, enquanto atuou em Bordeaux, na França. A família recebe o visto, mas, ao chegar à fronteira de Portugal, um destino trágico a espera. Destino que vai mudar e marcar a vida das irmãs para sempre, por causa de um segredo que só será revelado sessenta anos depois.
Quando terminei de ler esse livro, aconteceu algo que raramente acontece comigo: fui tomada por uma emoção muito forte e as lágrimas vieram...
É uma dica de leitura que realmente vale a pena.

Marcelle Marinho