sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Dica de leitura - Para poder viver




Fiz essa leitura em 2018. Conta a história biográfica da autora, que aos 13 anos fugiu da Coréia do Norte, um dos países mais fechados do mundo, cujo governo é conduzido com mãos de ferro pelo ditador Kim Jong-un. O objetivo de Yeonmi ao fugir da Coréia do Norte era apenas sobreviver à fome, às doenças e ao governo repressor. 

"Eu não estava sonhando com liberdade quando fugi da Coréia do Norte. Eu nem mesmo sabia o que significava ser livre. Tudo que sabia era que, se minha família ficasse para trás, provavelmente morreríamos - de inanição, de alguma doença, das condições desumanas de um campo de trabalho para prisioneiros. A fome tornara-se insuportável, eu queria arriscar minha vida pela promessa de uma tigela de arroz."

Imersos em uma cultura fortemente patriarcal, com sistema de castas e um culto ao líder que faz as pessoas acreditarem, a fim de obedecê-lo, que ele possui até mesmo poderes sobrenaturais, sendo capaz de controlar mentes, o controle do Estado sobre as pessoas é total e devastador. 

"Durante a minha infância, meus pais sabiam que a cada mês que passava, ficava mais difícil sobreviver na Coréia do Norte, mas não sabiam por quê. A mídia estrangeira era totalmente banida no país, e os jornais só davam boas notícias sobre o regime - ou punham a culpa de todas as dificuldades em tramas malignas de nossos inimigos."

O livro é dividido em três partes: Coréia do Norte, China e Coréia do Sul. Em algumas partes, a leitura é um pouco densa, difícil, mas extremamente necessária para que se tenha uma visão do todo, de como é a Coréia do Norte. 

É uma leitura que recomendo para que se conheça, um pouco que seja, um dos países mais fechados do mundo.



Marcelle Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: